A Namorarte e o concretizar de um sonho: Entrevista a Nancy Oliveira
A LP Wedding Consulting nasceu da ambição e paixão de Lourenço Pereira pelo mercado nupcial, onde trabalha há cerca de 18 anos. Após um longo trabalho de reflexão e análise do mercado, onde indentificou lacunas e pontos de melhoria, em 2019 nasce a LP Wedding Consulting – um projeto essencialmente destinado a profissionais deste setor.
Na LP Wedding Consulting defendemos que um ponto essencial para o sucesso de qualquer marca é a diferenciação, quer seja a marcar pela diferença do produto ou serviço oferecido, pela diferença no atendimento e acompanhamento do cliente, pela diferença na comunicação com o target, etc.
A NAMORARTE é um exemplo de uma marca de sucesso e diferenciadora no setor nupcial, que se dedica à confeção e dinamização do calçado português, customizado ao gosto e desejo de cada noiva. A premissa da Namorarte é simples: “Queremos transformar o seu sonho, o seu sentimento, a sua história num sapato que caminhará consigo para sempre.”
Numa conversa muito animada, Lourenço Pereira entrevistou Nancy Oliveira, co-fundadora do projeto NAMORARTE e o resultado foi incrível. Quando há dedicação, paixão e humildade, o desfecho só pode ser admirável, como é o caso da NAMORARTE.
COMO E QUANDO SURGIU A NAMORARTE?
Antes de mais a NAMORARTE é parte do nosso projeto familiar. Eu e o Rafael Dias, somos casados e temos 2 filhos. Somos uma família que, como todas as outras é responsável por criar e, todos os dias alimentar, um projeto de vida, uma forma de estar, um tempo de existência! A NAMORARTE faz parte dessas nossas escolhas. A cada minuto da nossa vida.
Antes do calçado, eu e o Rafael fizemos outras escolhas, pelos caminhos da Educação física e gestão desportiva! E fomos muito muito felizes aí também! Iniciámos este caminho no calçado em 2013 e, passo a passo, foi acontecendo! As marcas independentes que nascem e crescem de pequenas empresas são muito fruto do que vai acontecendo na vida dos seus criadores e a NAMORARTE é a forma que a nossa vida foi tomando.
Fazer sapatos únicos, confortáveis, que são sempre uma homenagem a quem os calça e às mãos de quem os faz não é só uma marca de sapatos. É a nossa vida. É onde gastamos o tempo que nos é dado. É onde escolhemos estar.
DE QUE FORMA ESTA EMPRESA CORRESPONDE AO CONCRETIZAR DE UM SONHO?
A NAMORARTE é uma das marcas da nossa empresa e na realidade é muito mais do que um sonho! É o estilo de vida que escolhemos para nós e no qual também vivem as dezenas de pessoas que a ela se dedicam, todos os dias: no atendimento e acompanhamento das noivas que tornam estilistas de sapatos, na seleção dos melhores materiais e componentes, na busca das melhores soluções para cada sapato, no corte das peles, na costura de todas as peças, nas montagens, bordados, lasers e acabamentos, embalamento e envio… todos. Cada uma destas pessoas dedica muito tempo, para que o sapato seja aquele que foi sonhado e para que chegue na hora certa!
SEMPRE TRABALHOU PARA A ESFERA NUPCIAL? PORQUÊ OS CASAMENTOS?
Foram os casamentos que nos encontraram, que nos desafiaram. A partir de 2010, na nossa sapataria em Vila Verde, as noivas começaram a pedir-nos aqueles sapatos de cores difíceis de encontrar nas lojas e nós, que não resistimos a um bom desafio, não descansamos enquanto não os fizemos. Uma levou a outra e, quando demos conta estávamos a participar na Exponoivos! Como já referi, a NAMORARTE vai acontecendo. É mesmo como um namoro… vai acontecendo, vai-te cativando e quando vês, não podes viver sem ele!
SE TIVESSE QUE DESCREVER O SEU TRABALHO EM 3 PALAVRAS, QUAIS SERIAM?
Não se pode descrever a vida em três palavras. Este trabalho faz parte da nossa existência e só se chama trabalho por convenção social. O que fazemos é dedicar tempo a encontrar soluções para o problema da noiva: Ter sapatos diferentes e confortáveis para o dia do casamento!
Mas se me obrigares a escolher 3 palavras…. é intenso, é encantador e é muito alegre.
QUAIS AS SUAS MAIORES FONTES DE INSPIRAÇÃO?
O que me inspira são pessoas boas, alegres e leves!
O que me motiva é a adrenalina de estar sempre à procura de soluções! Já aprendi que, quem quer que seja que se dedica a criar problemas é muito bom nisso!!
QUAL O TRABALHO QUE MAIS DESAFIOU A NANCY E A NAMORARTE?
O nosso maior desafio é a própria indústria de produção de calçado que não está preparada para produzir pequenas quantidades de produtos. Muito menos um par de cada modelo!
O outro desafio, mais recente, tem sido responder a tantos pedidos!
DE QUE FORMA SE POSICIONA NO MERCADO E O QUE MAIS A DIFERENCIA?
A nossa equipa é a mais simpática, atenciosa e profissional do mundo! E os nossos sapatos são mesmo confortáveis – dizem as noivas que tão gentilmente deixam as suas avaliações na página de críticas das nossas redes sociais.
Respondemos ao segmento médio/alto e luxo.
FALE-NOS SOBRE O PERCURSO E EXPERIÊNCIA NOS EVENTOS ORGANIZADOS PELA LP WEDDING CONSULTING?
Já participámos em muitos eventos LP. Sou fã trabalho em rede e em parceria. O networking, como é chamado, tem uma energia positiva que é revitalizadora nos nossos negócios e nas nossas formas de pensar. Até na alma, que por vezes esmorece.
Criar e gerir uma empresa ou marca é um enorme desafio para todos os empresários. A partilha de ideias e estratégias entre empresas do mesmo sector, e até do mesmo produto, são super importantes para evitar erros repetidos. Por isso, os eventos da LP contribuem em grande medida para esta partilha, para além de serem pioneiros no sector nupcial. Eu diria mesmo que são eventos pioneiros de uma forma geral no mundo empresarial, em Portugal.
QUAL O MAIOR PARTIDO QUE RETIRA DESTES EVENTOS DE NETWORKING?
Partilha: A partilha é a maior forma de ajudar a todos os níveis. Partilha de conhecimento, de ideias, de problemas, de sentimentos, de projetos, de estados de alma, de sonhos, de procedimentos….partilha!
Na LP Wedding Consulting empenhamo-nos diariamente em encontrar soluções de sucesso para o seu negócio. Nos LP Wedding Professionals Meetings, criamos as condições necessárias para a concretização de um bom networking, que irá permitir às marcas conhecer outros players do mesmo setor. Durante um dia, vão poder partilhar os seus sucessos, as suas preocupações, as suas histórias e, no fim levar todos os imputs, que trabalhados irão enriquecer os seus negócios. A Nancy é “fã do trabalho em parceria” e, a NAMORARTE é o exemplo disso – uma marca consolidada no setor nupcial, em constante procura pelo que faz sentido não só para a marca mas para o seu target.
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