As tendências de Marketing e Comunicação para 2025!

À medida que o cenário de comunicação e marketing evolui, as empresas enfrentam o desafio de se manterem atualizadas com as últimas tendências, não só para garantir a sua relevância no mercado como também a sua eficiência e performance. 

A velocidade das mudanças tecnológicas aliada às novas expectativas dos consumidores, é importante começar a refletir sobre as tendências de comunicação e marketing que vão moldar 2025, que se aproxima a passos largos, e considerar as que mais vantagens podem trazer para o seu contexto empresarial, quando apostar e investir na devida formação.

O tema do momento: Inteligência Artificial

Em pouco tempo, a Inteligência Artificial tornou-se muito mais do que uma tendência: tem vindo a revolucionar todo o panorama tecnológico e, por essa razão, tem emergido como uma das principais necessidades das empresas. 

Por esta razão, os profissionais de marketing e comunicação precisam de compreender como podem aplicar estrategicamente esta ferramenta no seu contexto real, pelo que a formação nesta área é imprescindível. Impulsionar a produtividade ao automatizar tarefas, elevar o rigor nas operações diárias e implementar automações inteligentes que permitem melhorar a eficiência operacional: este são apenas alguns dos aspetos de que as empresas podem beneficiar ao apostarem no AI.

Narrar histórias de um modo cativante: o poder do vídeo!

Sem dúvida que o vídeo continua a ser um dos protagonistas no cenário, quando o tema de conversa são os conteúdos que vemos diariamente online. Assim, é importante que os profissionais de marketing aperfeiçoem as suas capacidades de storytelling visual, de forma a criar conteúdos mais apelativos, a serem utilizados nas suas campanhas de marketing. 

Uma missão, um compromisso: a sustentabilidade no seio empresarial!

Ao longo dos anos, temos vindo a assistir a uma tendência – que não deve ser vista apenas como um diferencial, mas sim como uma expetativa – que continua a ganhar cada mais relevância, em todos os aspetos da nossa vida: a sustentabilidade. Cada vez são mais as empresas conscientes do seu propósito e da sua responsabilidade ambiental. Já as marcas que não conseguem comunicar, de forma eficaz as suas iniciativas de sustentabilidade, podem perder relevância no mercado. Portanto, os profissionais precisam de estar preparados para desenvolver narrativas que integram temas como a sustentabilidade e responsabilidade social, e cursos/formações como “comunicação de impacto social” e “estratégias de marketing sustentável” são essenciais para responder a esta necessidade que é cada vez mais presente.

Comunicação multicanal: uma experiência omnicanal e integrada

Hoje em dia, os consumidores interagem com as marcas através dos mais diversos canais e a expetativa é que a experiência seja satisfatória e coesa, independentemente do meio a que recorrem. A comunicação multicanal – também conhecida como omnicanalidade – e integrada exige uma compreensão profunda dos diferentes pontos de contacto, quer seja online ou offline. Além disso, os profissionais devem, também, ser capazes de conectar os vários canais de um modo eficaz. 

Personalização acima de tudo!

A personalização já não é uma opção, mas uma verdadeira exigência no mundo atual em que vivemos. Hoje, os consumidores esperam experiências feitas à medida. Por esta razão, existem formações específicas que dão destaque a estratégias que têm como foco a personalização e que vão capacitar os recursos com as competências necessárias para criarem campanhas que estabelecem relações profundas com públicos segmentados. 

2024 está a ser marcado por mudanças extremamente rápidas e 2025 não será diferente, sendo que algumas tendências vão ainda ganhar mais relevância no próximo ano. Por isso, comece já a preparar-se a capacitar as suas equipas e a prepará-las para as alterações tecnológicas e para a maior consciencialização dos consumidores. 

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