Porto Wedding Summit: o encontro anual da esfera nupcial!

Certamente que muitos já ouviram falar sobre a Porto Wedding Summit, um evento organizado pela editora Wedding Media International e pela consultora de comunicação Porto de Ideias. Este evento anual, reúne profissionais e entusiastas, num ambiente que proporciona a abordagem às mais recentes tendências do setor, partilhar ideias inovadoras e explorar novas oportunidades de negócio.

Realizado na encantadora cidade Invicta, a Porto Wedding Summit tem vindo a tornar-se num grande marco no calendário dos profissionais da esfera nupcial e neste ano de 2023, concretizou-se no passado dia 23 de Junho, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Este conceituado evento, que tem como objetivo refletir sobre um setor que está em constante crescimento, é organizado em parceria pela Wedding Media International (WMI) e a Porto de Ideias.

Para os que não conhecem, a WMI é a editora responsável pela publicação de 5 revistas de referência, na esfera de casamentos, em particular da Noivas de Portugal.

Por sua vez, Porto de Ideias é uma consultora de comunicação e relações públicas e que conta com um percurso de sucesso desde 2002, com inúmeras distinções, nas mais diversas áreas de comunicação.

Assim, estas duas entidades aliam forças para a organização deste grande evento anual que reúne não só profissionais, como também casais. Aqui, exploram-se as melhores práticas e desafios, assim como as inovações que vêm moldar o mercado de casamentos.

O passado dia 23 de Junho, tal como todas as outras edições da Porto Wedding Summit, proporcionou um ambiente de networking e colaboração entre todos os presentes, distinguindo-se assim de outros eventos da esfera de casamento. Para além disso, o seu carácter inovador é, também, um dos aspetos que lhe confere este grande valor.

Este evento contou com um programa desenhado ao mais ínfimo pormenor, que deu protagonismo a diversos temas da atualidade e que vão também de encontro ao tópico principal: casamentos.

Assim, o dia iniciou-se na “mesa redonda” com “Os eventos como fator de exposição das marcas”. Carlos Furtado, da Porto de Ideias, foi o moderador desta conversa com António Brito, Jorge Ferreira e Manuel Maya.

Cada vez mais, as marcas apelam às emoções e sentimentos de quem as visualiza. Por esta razão, usam estratégias para que as pessoas se identifiquem”, Carlos Furtado.

O nosso negócio são as pessoas. Tornar ideias em realidade. A evolução tecnológica é apenas uma das ferramentas, que temos de adaptar para complementar o contacto pessoal e físico com o público-alvo”, António Brito.

Apesar da evolução da inteligência artificial, o presencial e o ser humano vão ser sempre os mais valorizados. Somos nós que transmitimos os sentidos e sensações. Os sentidos são apenas transmitidos através do contacto pessoal. Por isso, é importante dinamizar as feiras, tornando-as, também, mais atrativas, de forma a potenciar a criação de conteúdos”, Jorge Ferreira.

É fundamental saber cativar e ser criativo para atrair e corresponder ao interesse dos visitantes – tanto nas feiras como eventos corporativos”, Manuel Maya.

De seguida, o tema que invadiu a mesa redonda foi “Marketing de Moda” que foi moderado por Jorge Lopes, do ISAG e que esteve à conversa com João Nuno Ferreira, da ONNE, e Paulo Gonçalves da APPICAPS.

Temos de saber humanizar os utensílios da tecnologia. Temos de saber destacar a nossa campanha, mas ao tempo ter cuidado com o público/consumidor conservador, que apesar de estarmos a assistir a uma evolução, o consumidor parece cada vez mais conservador”, Jorge Lopes.

O consumidor é a variável que nos permite alcançar o posicionamento. A sociedade baseia-se no politicamente correto e isso impede-nos de sermos totalmente livres de expressar o que pensamos e o que temos vontade de fazer. Como se tem uma opinião livre e pessoal, sem ser criticado ou censurado? Temos de saber opinar sem faltar ao respeito, mas qual e como sabemos o limite?”, João Nuno Ferreira.

A Indústria do calçado é desvalorizada pelo consumidor por ser produto nacional. Por vezes com mais qualidade mas nós somos os primeiros a preferir o que não é produzido no nosso país. Agências de comunicação cobram um grande investimento, mas são pontas de lança rentáveis e incomparáveis”, Paulo Gonçalves.

Após uma breve pausa para almoçar e conviver, a Porto Wedding Summit deu continuidade a momentos de pura partilha de conhecimento e experiências. As próximas personagens a entrar em cena, na mesa redonda, foram Maria Luís Vaz Teixeira, da empresa de wedding planning Mary Me Eventos, Ana Batalha, da Quinta do Roseiral, e Teresa Madureira, da Jesus Peiró Porto. O tema de conversa foi “O que mudou nos casamentos?” e teve como mediadora Isabel Côrte-Real, da Porto de Ideias.

Os noivos procuram cada vez mais o serviço de wedding planner para minimizar o esforço e rentabilizar o tempo da organização. Atualmente, assistimos ao crescimento da tendência de casamentos mais pequenos que se deve essencialmente ao facto de os noivos casarem mais tarde e quererem menos convidados para poder dar atenção a todos de igual forma. Para além disso, destination weddings são cada vez mais requisitados no nosso país, porém é fundamental sabermos cativar os noivos. Portugal tem como vantagem a cultura, uma vez que somos acolhedores e flexíveis em adaptar a nossa cultura à dos respetivos noivos, Maria Luís Vaz Teixeira.

“Cada profissional tem a sua principal característica. Todos devemos saber especificamente naquilo que nos distinguimos. É importante sabermos adaptar as nossas características conforme o interesse dos noivos, para que os consigamos atrair. Principalmente no caso dos destination weddings. Na Quinta do Roseiral não fazemos elopement wedding, só aceitamos eventos acima de 100 pessoas, porque disponibilizámos um espaço com enormes dimensões. Não é adequado para eventos minimalistas. Neste espaço os noivos podem contratar fornecedores externos, caso seja do interesse dos mesmos. Só fazemos um evento por dia (exclusivo)”, Ana Batalha.

Normalmente, as noivas procuram o vestido com 8/6 meses de antecedência, no entanto a tendência é procurarem cada vez com mais antecedência, priorizando vestidos mais volumosos, extravagantes, recorrendo a um segundo vestido mais simples e confortável”, Teresa Madureira.

Os noivos têm cada vez mais atenção aos pormenores na decoração e à aparência do evento. Por estarem mais preocupados em corresponder à tendência, acabam por gastar mais dinheiro. A necessidade de quererem um fator WOW e surpreender todos com a decoração, a paisagem… origina uma maior despesa”, Isabel Côrte-Real.

Vamos falar de moda?” foi o tema que se seguiu com Filipe Faísca, Hervé Moreau e Inês Pimentel, que contou a moderação de Vera Deus.

Filipe Faísca, um profissional mais tradicional e conservador, pelo que não é o maior fã de grandes decotes e aberturas nas pernas, que se dedica essencialmente ao vestuário de convidadas de cerimónias.

Corresponder à expectativa das noivas é o principal fator para a criatividade. A criação de um vestido tal como a noiva quer e totalmente ajustado ao seu corpo é a preferência.
Cada vez mais as noivas querem vestidos exclusivos e únicos, fora do tradicional, no entanto, há características tradicionais que não conseguem desvalorizar. Para além disso, também são cada vez mais os homossexuais e a beleza de criar dois vestidos um para cada noiva é extraordinária, Inês Pimentel. 

E, para finalizar as palestras desta edição da Porto Wedding Summit, abordou-se o tema “Marca: a importância de a ter, a importância de o ser”.

Assim, este evento contou com uma grande variedade de sessões educacionais, painéis de discussão, palestras e workshops conduzidos por especialistas em casamentos, líderes de pensamento e profissionais experientes. Desta forma, todos os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos valiosos, aprender com os melhores do setor e obter insights sobre as melhores práticas para criar experiências memoráveis e autênticas para os casais.

A próxima edição de Porto Wedding Summit está já marcada para 20 de Março de 2024. Por isso, se é um casal e está a planear o seu casamento ou é um profissional da área nupcial e, acima de tudo, desejam expandir os seus horizontes, Porto Wedding Summit é o evento ideal e poderá saber mais com as Noivas de Portugal

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