Sofia Afonso – Artesanato dos Açores: um toque irreverente no seu dia de casamento!
No mundo dos casamentos, muitos são os diferentes profissionais e artistas que descobrimos, com talentos e paixões inigualáveis. Motivados por conferir um caráter irreverente e encantador, estes profissionais pensam fora da caixa e apresentam-nos trabalhos nunca antes vistos.
Num dos dias mais importantes da vida de um casal, muitos são os noivos que para o seu dia de casamento procuram encontrar métodos para tornar esse dia ainda mais especial, único e, por isso, memorável.
Assim, o artesanato é sem dúvida uma das vertentes que tem vindo a ganhar terreno na esfera nupcial, indo ao encontro daquilo que os noivos tanto buscam: algo ímpar e personalizado à sua individualidade e essência.
Sofia Afonso – Artesanato dos Açores é um exemplo bem concreto. Esta profissional dedica-se à execução e valorização do trabalho de artesanato do arquipélago dos Açores, trazendo um estilo relacionado com o mar: trabalhos realizados com escamas de peixe e conchas do mar.
“Pretendemos mostrar ao mundo estas artes, especialmente os trabalhos de escama de peixe”.
Sem dúvida que é algo nunca antes visto e para espalhar a sua arte, Sofia Afonso tem-se focado maioritariamente no setor da moda, de eventos, turístico, religioso e, ainda, design de interiores. Acreditamos que a sua mente já está a ganhar asas e a pensar como pode incluir estes pormenores no seu grande dia de casamento.
Sofia Afonso nasceu em Bragança, mas em 1993, quando se mudou para a Ilha de São Miguel, nos Açores, descobriu a sua paixão por artes manuais, especialmente no que toca à elaboração de artesanato com escamas de peixe. Tudo começou quando conheceu uma local que a ensinou esta arte tão singular e em 2016 decidiu criar o seu próprio negócio, assente nesta prática.
“Fiz centenas de trabalhos com escamas de peixe com o intuito de ornamentar casas, oferecer aos meus próximos ou até a conhecidos turistas que adoravam os meus trabalhos. Mais tarde comecei a perceber a resistência das escamas e comecei a utilizá-las também para fiz festivos, como casamentos, comunhões e santos”, partilha Sofia.
Desta forma, começou primeiramente a produzir bandoletes para cabelos, vestidos de comunhão, lembranças, porta-alianças para casamentos e flores para colocar nos casacos dos fatos dos noivos ou dos convidados.
No entanto, a sua vertente artística não se fica por aqui. Sofia Afonso descobriu uma nova paixão: apanhar conchas e búzios nas magníficas praias da Ilha de São Miguel. Aqui, começou a combinar os dois elementos e voilá!
Porquê escamas de peixe?
“A arte de trabalhar as escamas de peixe tem como potencial a exploração económica, artística e social e, principalmente, a sustentabilidade e terapia ocupacional. É uma arte conhecida como o artesanato típico dos Açores.”
Por isso, preocupada pelo nosso ecossistema e decidida em não esperar pelos outros, Sofia Afonso decidiu dar “vida” às escamas de peixe, que de outra forma iriam para o lixo: “é possível dar-lhes uma nova vida”.
Para o efeito, Sofia passa por um longo tratamento das escamas para que posteriormente possa produzir verdadeiras obras-de-arte.
Através desta arte, a Sofia Afonso – Artesanato Açores tem tido a oportunidade de desenvolver uma expressão individual, emocionando e encantado todos aqueles que a apreciam. No caso dos noivos, estes podem dar voz, também, aos seus valores e apostar em elementos sustentáveis e completamente ímpares para o seu grande dia de casamento.